Salada 'de pote' ou 'no pote': refeição prática, barata e saudável

Muito antes de virar moda e fonte de renda para milhares de pessoas no país (e que bom que há quem explore este mercado), este humilde blog já fazia salada de pote. Me inspirei na Rita Lobo, do site Panelinha. Na época, há uns 3 anos, ela tinha feito até desafio sugerindo cardápios e fotos que inspirassem mais pessoas a fazer a própria comida de forma simples, barata e saudável.


As saladas de pote são nutritivas e práticas e viram almoço ou jantar pra quem leva marmita pro trabalho. Podem ser quentes ou frias e, quanto mais coloridas, mais gostosas. Busquei muitas inspirações na internet pra que você se anime e faça em casa, gastando pouco. É tudo bem simples e fazendo a quantidade da semana você terá várias opções de cardápio.


Dicas básicas para o preparo de saladas de pote:

* tenha, no mínimo, 5 potes de vidro (não pegam cheiro e são mais fáceis de higienizar). Com esta quantidade você tem comida de segunda a sexta,

* faça dois molhos diferentes para variar os sabores ao longo da semana,

* lave e pique tudo que vai colocar nos potes. Isso facilita demais a vida na hora da montagem,

* tenha ingredientes variados,

* seja criativo.


Eu costumo colocar de tudo na minhas saladas - claro, respeitando uma combinação razoável. Elas têm, em média, 6 ingredientes em casa pote. Anote algumas sugestões:


* molhos: pesto, mostrada, iogurte, azeite, agridoce, tahine, molho de abacate.

* grãos: grão de bico, arroz integral, milho, fava, feijão fradinho, castanhas variadas, lentilha, quinoa e ervilha.

* legumes: beterraba, batata doce, cenoura, vagem, brócolis, brotos variados,

* frutas: tomate, manga, abacaxi, maçã, morango.

* laticínios: queijo parmesão, muçarela de búfala e qualquer outro queijo que eu tenha na geladeira (rsrs)

* verduras: couve, alface, rúcula, acelga, hortelã, abacate.

* carnes: atum, frango desfiado, peixe (faça como ceviche)


Também costumo botar azeitona sem caroço, macarrão sem glúten e, dependendo do dia, uns croutons pra dar um crocante ou sementes de abóbora torradas.

Importante é que você siga a ordem, do fundo para o topo: molho, verduras mais pesadas, carnes ou grãos, verduras mais leve e, por último, as folhas. Isso vai garantir uma salada sempre fresca. Se você colocar as folhas perto do molho elas vão murchar. Vai ficar tipo comer alface quente. Eca! Ah, e na hora de comer você pode fazer isso no pote mesmo. basta sacudi-lo para misturar o molho. Ouuuuu, pode virar toda a salada no prato. O molho vai sair por último e temperar toda sua comida fresca, leve e saudável.


Abaixo algumas fotos lindas e super inspiradoras que também servem como sugestão de montagem.


Sugestões de molho

Italiano

* 1/3 de xícara (chá) de azeite

* 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

* 1/2 colher (chá) de alho desidratado

* 1/4 de colher (chá) de pimenta calabresa seca

* 1/2 colher (chá) de orégano seco

* sal a gosto

Preparo: num pote de vidro com tampa, coloque todos os ingredientes e tempere com sal. Feche e chacoalhe bem para misturar. Leve para a geladeira e deixe pelo menos 1 dia para apurar o sabor - ele fica mais saboroso com o tempo. Mantenha na geladeira por até 15 dias e chacoalhe bem toda as vezes antes de usar na salada.

Cremoso

* 2 ovos

* 2 colheres (sopa) de atum em conserva (em água)

* 1/3 de xícara (chá) de azeite

* 5 azeitonas verdes (sem caroço)

* 1 1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto

* sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo: coloque os ovos numa panela pequena, cubra com água e leve ao fogo médio. Quando ferver, diminua o fogo e conte 10 minutos. Escorra a água e passe os ovos na água fria - assim fica mais fácil de descascar. Descasque os ovos e, delicadamente, aperte para partir apenas a clara e retirar as gemas - você pode usar as claras picadinhas na salada. No copo do mixer, esfarele as gemas, junte o atum, as azeitonas, o vinagre e bata bem para misturar. Junte o azeite aos poucos, sem parar de bater até formar um molho cremoso. Tempere com sal e pimenta a gosto. Transfira o molho para um pote com fechamento hermético e conserve na geladeira por até 5 dias.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon