Organização - cada coisa em seu lugar

Ter a casa sempre arrumada é o desejo de toda dona (ou dono) de casa, independentemente de trabalhar fora. Não há nada pior que precisar de uma frigideira e não encontrá-la. Mas manter cada coisa em seu devido lugar não é difícil e nem demanda dias de arrumação. Se você fizer um pouquinho por dia terá tudo sob controle. E não falo isso da boca pra fora. Arrumação diária funciona.


Quando nos mudamos (de uma micro cozinha pra uma bem espaçosa), ficamos uns 6 meses pra organizar tudo e, mesmo assim, um tempo depois, eu ainda sentia que os armários não estavam organizados de modo ideal. Saber como (e onde) guardar cada item faz toda diferença para que ninguém tenha dificuldade de localizar o que precisa. Não adianta, por exemplo, colocar a batedeira debaixo da pia e deixar as pás numa gaveta. O bolo que você planejava bater vai ficar pra depois. Você vai gastar tanto tempo procurando as coisas que vai desistir da receita.


Mas como arrumar tudo? As meninas da Bee Organiza toparam o desafio e foram até a minha cozinha me dar dicas de organização. Funcionou!


Vamos começar pela gaveta de panos de prato que costuma ser um caos na maioria dos lares. A minha não estava muito diferente. A gente passava os paninhos e os coloca dobrados na gaveta, um por cima do outro. Resultado: usava sempre os mesmos, até furar (rsrsrs). Com a ajuda de um gabinete (é como se fosse um molde, feito de cartolina plastificada ou plástico grosso ou acrílico), dobramos os panos do mesmo tamanho, mesmo que alguns sejam um pouco maiores, quando eles vão pra gaveta ficam super arrumados. nesta gaveta também cokloquei os saquinhos que uso pra guardar alguma coisa na geladeira, aventais e fósforo. Minha gaveta de panos é a última, de cima pra baixo. Ao todo tenho quatro.


ANTES

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

A gaveta acima da gaveta de panos não tinha divisórias. Pra facilitar a organização, medi o espaço e comprei estas bandejas de plástico.


ANTES

DEPOIS

A segunda gaveta já vieo do fabricante com as separações. Optamos por colocar nela as colheres grandes, espátulas, bolas de sorvete, abridor de latas, espremedor de limão e temperos. veja como facilita a visualização.

E agora a primeira gaveta, onde você deve guardar o que você usa o tempo todo. Esta parte foi mais simples de mexer. Veja como ficou.

Partimos para a arrumação dos armários. Vou deixar o antes de depois de alguns e dicas como: deixe potes e tampas próximos. Eu não guardo vasilha tampada porque pega cheiro, no caso de vasilhas plásticas. Tenho optado por comprar potes de vidro. Apesar de mais caros, não trazem este inconveniente. E, mesmo eles, guardo sem as tampas.

ANTES

ANTES

DEPOIS

DEPOIS

No armário de panelas, faço a mesma coisa: reúno todas as tampas e coloco as panelas empilhadas.

ANTES

DEPOIS

Como sobrava espaço, não havia uma preocupação de deixar as coisas esteticamente melhores também. Mas aí as meninas explicaram a lógica da arrumação. Veja como melhorou horrores!!!


ANTES

DEPOIS

Na foto abaixo, do armário que fica embaixo da minha bancada, deixamos os eletrodomésticos. Todos com suas devidas partes: batedeira com pá, liquidificador com copo, balança, mandolim, espremedor de suco.

Prometo fazer mais fotos e um novo post sobre a cozinha, inclusive incluindo a despensa. Aprendi que fazendo um pouquinho todo dia fica muito mais fácil.


Que tal vídeos no instagram e no youtube? Aguardo seu comentário.


Ah, em tempo, você já ouviu falar do "fly lady"? Vou deixar um link sobre o assunto que trata a organização de um jeito muito leve e simples. São pequenas "mexidas" diárias e libertadoras pra você que é dona DA casa e não escrava dela.


https://vidaorganizada.com/2011/07/18/como-comecar-no-sistema-fly-lady/




Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square