Pão de queijo sem azia


Pão de queijo é praticamente uma unanimidade. E não é só aqui em Minas Gerais. Claro que, pelas bandas de cá, ele não falta, nunca, na casa de ninguém. Se tem café da manhã, festinha, reunião de negócios, de família, lanchinho de fim de semana, tem pão de queijo!


E todo mundo tem ou quer uma boa receita.


Masssss, por mais que ousem dizer que pão de queijo é tudo igual, não é, e temos como provar. Tem pão de queijo massudo, pão de queijo crocante, pão de queijo macio, pão de queijo de vento - daqueles ocos, que você morde e tem um buraco dentro, pão de queijo "queijudo", pão de queijo recheado... Enfim, dá pra listar aqui. Mas o mais importante é: pão de queijo tem que ter queijo, né?


Eu já comi milhões de tipos, de vários lugares. Alguns, só de olhar, recuso. Não gosto de pão de queijo oco e evito aqueles feitos só com o polvilho azedo porque me dão muita azia. Pro meu paladar ele deve ser feito com a mistura (polvilho doce e polvilho salgado) ou somente com polvilho doce. E pode acreditar, ele não fica com sabor de biscoito de queijo. Fica é danado de bom.


E por ser tão delicioso, vou compartilhar a receita de um pão de queijo que aprendi a fazer em Divinópolis, nos tempos em que eu apresentava o jornal da Alterosa lá e fazíamos um quadro de culinária que acabou virando um livro muito simpático.


Infelizmente não colocamos no livrinho os nomes dos autores da receita - lamento essa falta de cuidado até hoje. Mas ficarei torcendo para que eles nos vejam aqui, principalmente a dona da receita do pão de queijo.


Ingredientes:

1kg de polvilho doce

1/2 queijo tipo Araxá ralado grosso

6 ovos

2 colheres de sal

1 copo americano de óleo (esse copo é aquele de requeijão)

2 copos americanos de leite

1 copo de água


Preparo

Ferva o leite, a água, o óleo e o sal. Use essa mistura para escaldar o polvilho. **Escaldar: coloque todo o polvilho numa bacia grande e jogue a mistura quente por cima.

Primeiro mexa o polvilho escaldado com uma colher de pau pra não queimar as mãos. Quando esfriar um pouco, mas com a massa ainda morna, amasse bem e vá adicionando dois ovos de cada vez. Por último acrescente o queijo. Vá colocando aos poucos e amassando. Unte as mãos e faça bolinhas. Você pode assá-los na hora ou congelar. Rende bastante. Para congelar, unte o tabuleiro, coloque uma bolinha bem pertinho da outra e leve pro freezer. Quando as bolinhas estiverem bem duras, divida as poções em saquinhos. Espero que goste. Até a próxima.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon