Pão de queijo de inhame/batata doce/mandioquinha/baroa

Pão de queijo é quase unanimidade. Em Minas Gerais ele é rei. Está em todos os lares e em todas as refeições. Sério! desde o café da manhã até o jantar. Já fiz até post sobre ele. E claro, com uma receita excelente e super saborosa. Para ver, clique aqui.


O problema é que quando o pão de queijo é bom a gente come sem parar e esse exagero é péssimo, né? Por isso tenho pesquisado algumas receitas mais leves. Uma das opções, apesar de não ser totalmente light, é o pão de queijo de inhame ou batata doce ou mandioquinha. Deu super certo, já fiz em casa várias vezes e quero agora compartilhar a receita com você.


Anote

4 batatas doces ou inhame ou mandioquinha (cerca de 350g)

3 ovos

2 xícaras de queijo

Sal a gosto

Polvilho (doce e azedo) até dar ponto. usei cerca de 5 colheres de cada polvilho


Cozinhe as batatas no vapor ou asse no forno enroladas no alumínio até ficarem macias. Eu prefiro fazer assim para evitar que fiquem encharcadas demais. Amasse-as com um garfo ou passe no processador caso goste delas mais lisas. Adicione o queijo (pode ser canastra, prato, padrão, parmesão. Com o parmesão fica bem gostoso - mas cuidado porque ele já é salgado), e o sal. o polvilho você deve colocar de forma alternada e ir mexendo. O ponto desse pão de queijo é mais "grudento". Ele não precisa ser sovado até que se solte das mãos. Se ele se soltar fácil demais significa que você colocou polvilho em excesso e sua massa vai ficar dura. Portanto, mesmo que você ache que a receita não dará certo, ela dá! Faça bolinhas. Não precisa untar as mãos com nada!


Caso vá assar na hora, deixe um espaço entre as bolinhas no tabuleiro. Se você for congelar a massa, faça bolinhas, coloque numa assadeira, leve ao freezer e, após endurecidas, coloque em saquinhos. Se tiver dúvidas, acesse a foto do pão de queijo no meu instagram. Lá deixei um vídeo com o ponto certinho. Nos destaques também tem explicações.





Agora é só passar um cafezinho e se deliciar.

Espero que tenha gostado e que seus amigos apreciadores de pão de queijo também aprovem!


Bjs e até a próxima,


Dani Murad



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon